quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PROJETO GERAÇÃO CARETA




Olá!! Como estão?? Espero que estejam todos bem. Hoje venho aqui para falar de um projeto muito especial. Este projeto é realizado pelo meu amigo e Policial Federal, Sandro Araújo. Pessoal, esse cara é iluminado!! O cara faz palestras sobre drogas, tem um livro publicado, faz campanhas arrecadando roupas e alimentos, dá aula de artes marciais para crianças carentes de Niterói.... Como dizem: "Ele é o cara!!!".

Agora vou explicar o que é este projeto. O Geração Careta tem como objetivo principal, orientar as pessoas para o mal que as drogas fazem em nossas vidas. O Sandro, juntamente com outros policiais, realizam palestras em escolas públicas e privadas de Niterói, São Gonçalo e região, com o intuito de alertar as pessoas e, principalmente as crianças, para este mal.

O cigarro é um tipo de droga. Só que é uma droga lícita, ou seja, permitida por lei. O cigarro é um dos piores, pois é, depois do álcool, o principal condutor para drogas mais pesadas como a maconha e cocaína.

Agora, para ilustrar o que estou escrevendo, vou fazer uma pergunta que o Sandro faz em suas palestras e quero que me respondam.

"EU QUERO UM MOTIVO, PLAUSÍVEL, PARA VOCÊ FUMAR??"

Tic tac, tic tac, tic tac....

E ae? Conseguiram? Ele disse "PLAUSÍVEL". Lógico que não. Um motivo justificável, não existe. Sua roupa fica fedendo a cigarro, seu cabelo, sua boca....faz um mal terrível para sua saúde. As substâncias do cigarro são usadas para matar rato.

NÃO FUME!! SE VOCÊ FUMA, PARE AGORA!!!!

A maconha, cocaína, o crack entre outras, são consideradas drogas ilícitas, ou seja, não são permitidas por lei. Este tipo de droga, como todos sabem, é um mal que está se espalhando e que nós temos o dever de combater. Pessoal como o próprio nome diz: "DROGA", isso não presta, só faz mal a nossa sáude, ao nosso convívio social, ao convívio familiar.


NÃO USE DROGAS!!!

Agora, vou falar do outro lado do projeto que são as aulas de artes marciais. Este texto abaixo, foi retirado do site do Jornal O Fluminense.


Utilizar as artes marciais para aumentar a autoestima dos jovens e ao mesmo tempo fazê-los fugir do culto à violência e do apelo ao uso de drogas. Estes são os objetivos do projeto Geração Careta, desenvolvido pelo agente da Polícia Federal Sandro Araújo, de 39 anos. Através das técnicas usadas em lutas como o Kombato, Kali Silat e o Muay Thai, ele percebeu que é possível alterar a realidade social de adolescentes de diferentes comunidades de Niterói.



Criado em 2003, o projeto se resumia, inicialmente, a palestras sobre a prevenção ao uso de drogas, ministradas pelos agentes federais em escolas particulares do município. Entretanto, Sandro sentiu a necessidade de associar o discurso das salas de aula a algum esporte capaz de gerar disciplina, respeito e autoconfiança. Há 14 anos na Polícia Federal – cinco deles dedicados à instrução de técnicas de defesa pessoal aos agentes da instituição –, ele resolveu utilizar as artes marciais para oferecer uma nova alternativa a estudantes de 15 a 19 anos de idade.


"No início, enfrentamos diversas restrições por parte da direção das escolas públicas, pois havia o medo de retaliação de traficantes por desenvolvermos um projeto de conscientização e prevenção ao uso de drogas nessas instituições de ensino", lembrou o agente.

Mas o policial conseguiu o apoio do subsecretário de Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, que abriu as portas das escolas públicas para a realização das palestras educativas, e da iniciativa privada, que doou 30 tatames e disponibilizou o Estádio do Caio Martins para a concretização da atividade esportiva. Desde novembro do ano passado, cerca de 30 jovens participam do projeto, a maioria deles estudantes de escolas públicas de Niterói.

"A intenção não é formar atletas para a disputa de competições, mas formar personalidades e mudar a postura desses jovens com relação ao contexto social no qual estão inseridos. O esporte é capaz disso", explicou Sandro.


Chance de virar atleta profissional


A habilidade natural de alguns alunos, entretanto, acabou despertando a atenção do policial, que pretende, inclusive, encaminhá-los a grandes academias de luta com direito a bolsa integral. É o caso de Amanda da Silva Rosa, de 19 anos, moradora do Cubango. Há dois meses no projeto, a jovem surpreendeu com seus chutes coordenados. A disciplina da estudante nos treinos também chamou a atenção dos professores.

"Antes de começar a treinar, eu era uma pessoa muito nervosa e agitada. A luta me deu autocontrole e confiança para enfrentar situações difíceis na vida. Hoje, penso até em me tornar uma atleta profissional e participar de competições", comentou.

De graça – As aulas do projeto Geração Careta são gratuitas e acontecem todas as quintas-feiras, às 17 horas, no Estádio Caio Martins, no Jardim Icaraí. Não é necessário efetuar inscrição para participar da atividade esportiva, mas os jovens devem estar em dia com as notas escolares e com a disciplina na sala de aula.


"Essas são as exigências básicas. Vamos estar em contato com os professores desses jovens para saber como eles estão se comportando na escola. Em casos de indisciplina e boletins abaixo da média, os alunos podem ser suspensos até que se recuperem", advertiu o policial.

"Acredito no que faço e acho que posso contribuir muito para a sociedade com esse trabalho. Minha visão de segurança pública é baseada na prevenção. Se posso apresentar uma nova alternativa para esses jovens para impedi-los de seguir o caminho errado, por que não arriscar?", completou.

Fonte: O Fluminense

Gostaria de pedir a colaboração de todos para este projeto. Quem puder ajudar com doações de roupas, tênis, tatames ou qualquer outra coisa que ajude, entre em contato.

Muitas crianças dependem da ajuda de vocês. Não deixe pra depois e nem ache que sua doação é pouca. Qualquer que seja, somada a outras tantas, pode se transformar num cidadão livre das drogas.

Sua ajuda é muito valiosa!!!


5 comentários:

  1. estou passando este blog para meu amigo que é coordenador do projeto educando cotia

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe!

    É uma excelente forma de agir para mudar o Brasil.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!!! Se cada um fizer a sua parte, mesmo que seja no seu pequeno espaço, mudaremos o mundo!!

    ResponderExcluir